terça-feira, 15 de abril de 2008

BOAS MANEIRAS NOS ELEVADORES

Boas Maneiras nos Elevadores

Não se fazem apresentações em elevadores.
Ao acompanharmos uma visita até o hall dos elevadores não devemos falar em voz alta nem segurarmos a porta do elevador até terminarmos de conversar.
Se o elevador tiver ascensorista é mais gentil dirigir-se a ele informando o andar que deseja ir e ao sair agradecer. Não se ignora o ascensorista. Sorrir e cumprimentar os vizinhos que se encontram no elevador. Não é preciso estabelecer animada conversa se não for o caso.
As pessoas mais velhas e deficientes têm prioridade no acesso e na saída dos elevadores. De um modo geral, as mulheres têm a preferência para entrar e sair do elevador. Mas se para abrir caminho num elevador cheio o homem estiver na frente ele deverá sair primeiro. As mulheres devem saber o seu papel e exercer a preferência.
Se o elevador está lotado e você não alcança os botões pode pedir a quem está mais perto para apertar o botão no andar que deseja ao que irá agradecer em seguida à prestação desta gentileza. Não a tenha por certa ou devida e, portanto desnecessário o agradecimento. Não. Agradecemos sempre todos os favores que nos prestam. Até aqueles pelos quais pagamos ou gratificamos com gorjetas.
Se o elevador estiver lotado evite forçar a sua entrada colocando a viagem em risco por excesso de peso e incomodando as outras pessoas com um ambiente muito apertado. Espere o próximo elevador.
As boas maneiras exigem que no caso de um elevador lotado, e para dar passagem, primeiro deixamos sair todas as pessoas posicionadas mais à frente. Se não estiver lotado saem primeiro os deficientes, os idosos e em seguida as mulheres. Nessa ordem. Mas se estiver presente uma autoridade como o presidente de sua empresa deixa-se que ele passe primeiro estando aqueles que saíram na frente segurando a porta e aguardando a passagem da autoridade. A pessoa de idade também recebe a deferência de sair primeiro com a espera para passar dos outros. Os verdadeiros cavalheiros também seguram a porta para as mulheres passarem.
É norma de boas maneiras não conversar no elevador. Se desligam os celulares nos elevadores. Alguns aparelhos podem interferir no funcionamento de elevadores eletrônicos. Uma conversa deve ser interrompida ao entrar-se no elevador.
Nos elevadores, as poucas palavras que se trocam devem ser faladas em tom muito baixo e só as extremamente necessárias.
Devemos esperar por que todas as pessoas saiam do elevador para só então entrarmos.


Nenhum comentário: